DÚVIDAS SOBRE MICROPIGMENTAÇÃO
- Simone Coelho
- 19 de abr. de 2017
- 3 min de leitura
Qual é a sua dúvida sobre Micropigmentação?
Você é uma dessas pessoas que querem fazer o procedimento, mas tem algum medo? Ou apenas tem dúvidas a respeito? Abaixo, listarei algumas dúvidas do que pode acontecer em sobrancelhas que passaram pelo procedimento de micropigmentação, vamos nessa?

1. O que é micropigmentação de sobrancelhas?
O procedimento consiste em desenhar fios de pelos nas sobrancelhas utilizando o dermógrafo elétrico ou tebori (manual), que imitem os fios naturais visando corrigir falhas, dar volume, valorizar o rosto e suas expressões faciais;
2. Quanto tempo dura na pele a micropigmentação de sobrancelhas? É um procedimento definitivo?
O procedimento não é definitivo, dura em média um ano. Podendo depois deste tempo refazer o procedimento;
3. É a mesma coisa que tatuagem?
Não. A micropigmentação não é invasiva a tal ponto. Ela é aplicada na primeira camada da pele, apenas. As tatuagens atingem a terceira camada.
4. Nos primeiros dias após o procedimento as casquinhas estão caindo e está coçando, é normal?
É muito normal e faz parte do processo natural da cicatrização. Evite coçar e não arranque as casquinhas, isso poderá deixá-la falhada. Deixe que saiam sozinha ou passe um algodão umedecido.
5. O retoque é obrigatório?
Não. O retoque não é obrigatório, se estiver satisfeita com o resultado e não houver necessidade de reparos não há necessidade de retoque. No entanto, o retoque ajuda a micropigmentação ficar mais tempo na pele.
6. Logo nos primeiros dias o pigmento começou sair, é normal?
Na cicatrização, a pele começa a reagir como resposta de proteção e, em alguns casos, onde é a primeira vez que se faz o procedimento, a pele pode não absorver o pigmento totalmente e expulsa-lo como um mecanismo de proteção natural. Porém, após o retoque isso não será tão intenso e a pele poderá absorver melhor o pigmento.
7. Esse procedimento pode ser feito em pessoas com pele mais clara, exemplo, albinos?
Sim. Para o procedimento, incluindo para pessoas com pele mais clara, usamos o pigmento compatível com o tom de pele e pelos.
8. Quero desfazer uma micropigmentação de sobrancelhas, é possível?
Sim, com o procedimento de desmicropigmentação, mas Simone Coelho não realiza esse procedimento.
9. Para quem é contra indicado a micropigmentação?
Apesar de ser um procedimento muito simples e seguro, existem algumas restrições. Para evitar problemas graves, a recomendação é que não se faça micropigmentação em portadores de doenças infectocontagiosas, pessoas com câncer, AIDS ou hemofilia, gestantes, diabéticos, epiléticos, alérgicos a pigmentos e anestésicos, lactantes, pessoas depressivas, com trombose, glaucoma ou que sejam menores de idade.
Contudo, se houver liberação médica, especialmente no caso de portadores de HIV, o procedimento poderá ser realizado. Cumpre ressaltar que quem tiver tendência a desenvolver queloides ou tiver passado por uma recente cirurgia no local também não deve realizar a micropigmentação.
10. O que acontece logo após o procedimento?
Podem ocorrer algumas alterações nas próximas 24 a 48 horas após o procedimento:
>Haverá uma formação de crosta suave devido ao ressecamento dos líquidos liberados para a cicatrização;
>Subida da tonalidade. Ficando um pouco mais escuro do que realmente ficará no resultado final;
>Terá a sensação de algo repuxando e em poucos casos leve coceira no local devido a cicatrização.
Todos estes processos são normais e não causam desconforto algum, e mantendo pequenos cuidados de higiene não terá razão para preocupar-se.
5 e 8 dias após:
>A crosta formada terá passado sem deixar marcas;
>Nota-se que a cor clareia bastante do tom inicial, em alguns casos, quase como se não houvesse pigmento ali.
Este processo também é considerado normal. O pigmento só se estabilizará até os próximos 30 dias posteriores a data da micropigmentação.
30 e 60 dias:
>Será avaliada a necessidade de realizar um retoque para controle da cor e intensidade em um ou mais pontos isolados.
Neste momento também avalia-se a possibilidade de modificações no desenho, caso seja solicitado pela cliente. Em geral, o retoque serve para pequenos reparos, mas só deve ser executado se realmente necessário.
11. Micropigmentação fica verde?
Não. Se observada a colorimetria de cada pele. Existem vários tipos de pele e, para qual, a base e pigmento correto. O profissional deve fazer, primeiramente, esse estudo e definir o mais indicado para sua cliente.
Essas foram algumas dúvidas e esclarecimentos sobre o procedimento. Algumas dessas dúvidas eram as que você tinha? Ainda tem alguma que não foi listada? Quero saber. Me envia uma mensagem, que vou ter o maior prazer em responder.
Um forte Abraço, Fique com Deus!
Fonte: https://www.tuliocottablog.com/single-post/2016/11/04/Os-mitos-e-as-verdades-da-micropigmenta%C3%A7%C3%A3o
Comentários